mgcas unicef assistencia humanitaria a criancasO Ministro do Género, Criança e Acção Social (MGCAS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) analisaram, na manhã desta segunda-feira,7 de Junho, em Maputo, a situação da assistência humanitária das populações vulneráveis e das crianças face à situação causada pelos insurgentes em alguns distritos de Cabo Delgado e dos homens armados da auto- proclamada Junta Militar da Renamo no Centro do País.

À margem da audiência concedida ao Director Regional do UNICEF para a Região Oriental e Austral de Africa, Mahomed Moustapha Malick Fall, de visita a Moçambique, a Ministra Nyeleti Mondlane disse que o UNICEF é um parceiro estratégico do Governo na mobilização de fundos para das camadas vulneráveis especialmente a protecção das crianças.

mgcas unicef assistencia humanitaria a criancas 1“O UNICEF desempenha um papel crucial no apoio de programas de assistência e protecção social das populações vulneráveis com destaque para o subsidio da primeira infância em alguns distritos da província de Nampula, para as crianças de zero a 2 anos, para garantir a nutrição e o desenvolvimento deste grupo social”, disse observando que neste momento o UNICEF tem papel crucial na assistência social da crianças nos centros de acolhimento e reassentamento devido à instabilidade por causa de insurgentes em Cabo Delgado.

Por seu turno, o Director Regional do UNICEF para a Região Oriental e Austral de Africa, Mahomed Moustapha Malick Fall, disse que a sua agência se compromete a continuar a mobilizar fundos para protecção social da criança em Moçambique. “A minha visita inclui deslocação a Província de Cabo Delgado para conhecer a assistência humanitária do UNICEF e para continuar a reforçar o apoio do UNICEF ao Governo de Moçambique na resposta as necessidades das crianças e populações vulneráveis”, sublinhou Fall. (DCI)